L.A. Ferretti premia alunos de Gastronomia da FAJ

Sete alunos do curso de Gastronomia da Faculdade de Jaguariúna mostraram todo o conhecimento e criatividade em uma competição na qual deveriam preparar pratos exclusivos tendo como ingrediente principal o abacate. O desafio integrou o projeto “Cozinha de Criação”, que surgiu por meio de parceria formalizada no início do ano entre a empresa produtora de frutas L.A. Ferretti e a FAJ.

O grande momento para os participantes foi a noite da segunda-feira (2), quando tiveram que apresentar suas criações a um corpo de jurados formado pela coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade, Profª Rita Galo, e por representantes da empresa, entre eles o proprietário Luis Antonio Ferretti, sua esposa Eliana Beluchi Ferretti e o gerente Jonas Octávio.

Ao final das apresentações das iguarias, o autor da melhor receita escolhida pela banca de avaliadores foi o aluno Diogo Aparecido da Silva, de 22 anos, que mora em Lindóia. Ele surpreendeu com a criação de um bolo de abacate com calda de laranja e recebeu, como prêmio da empresa L.A. Ferretti, o livro Le Cordon Bleu – Todas as Técnicas Culinárias.

Em segundo lugar ficou Nathália Oliveira Cardoso, de 20 anos, de Serra Negra, que apresentou uma mousse de abacate. Douglas de Faria Moraes, também de 20 anos, morador de Pedreira, conquistou a terceira colocação com a receita de uma salada de camarão com abacate.

SABOR E CRIATIVIDADE
A primeira a expor seus conhecimentos foi Ana Julia Cecotti, de 27 anos, de Mogi Mirim, que trouxe à mesa um suco/vitamina que chamou muito a atenção e aguçou os paladares pela combinação da refrescância da hortelã e suavidade da soda que combinaram perfeitamente com o abacate.

Nathália Oliveira Cardoso veio em seguida com duas receitas: canapés com pão australiano, queijo e geleia de abacate, e uma mousse de abacate, que foi o preferido da banca pela textura e sabor incomparável da fruta, mesmo tendo cor de chocolate.

A próxima a entrar em cena foi Ana Laura Cecotti, de 25 anos, de Mogi Mirim. Ela preparou uma entrada com alface americana, carne moída, abacate e molho especial à base de iogurte.

Diogo Aparecido da Silva apresentou à mesa seu bolo de abacate com calda de laranja. Mas, antes, surpreendeu os jurados com um coquetel de abacate com vodka. A receita vencedora apresentava o verde do abacate e muita maciez.

Em se tratando de surpresa, Douglas de Faria Moraes foi o que mais impressionou. Além de oferecer duas receitas, uma salada de abacate com camarões e um prato principal (capeletti recheado de linguiça e abacate), apresentou suas criações em um cardápio.

Outra novidade foi o sanduíche vegano com creme de abacate apresentado por Beatriz Garon, de 18 anos, moradora de Santo Antônio de Posse. E, por último, Alexandre Blessa Inácio, de 25 anos, de Mogi Mirim, fechou com chave de ouro ao apresentar seus bombons com abacate in natura cobertos de chocolate e com miolo verdinho.

DESAFIO E OPORTUNIDADE
Se na hora de elaborar seus pratos os sete alunos que se apresentaram abusaram da criatividade individual, na hora de apresentar as criações à mesa julgadora o espírito foi de total companheirismo. Enquanto o autor da receita explicava à banca a composição do prato, os demais se encarregavam de servir e de limpar a mesa.

“Foi uma parceria muito boa muito, que criou novas perspectivas para nós e mostrou que o abacate pode ser utilizado de várias formas. Desde já agradeço a oportunidade e o apoio de todos da empresa L.A. Ferretti em meu nome e de todos os colegas participantes. Aguardo novas oportunidades”, disse o campeão Diogo.

“Eu gostaria de agradecer a todos pela excelente oportunidade que nos deram e acreditaram em nosso talento. Para mim foi uma experiência que não existem palavras para descrever. Queria deixar claro que essa oportunidade dada e confiada a nós não será esquecida, que é por conta de pessoas assim como vocês que temos forças para dar continuidade ao nosso sonho e o realizarmos”, falou Beatriz Garon.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia, Profª Rita Galo, os alunos aceitaram o desafio e deram o melhor de si. “Eles criaram, experimentaram, testaram, correram atrás até chegar na preparação ideal. E ainda foram valentes em preparar, servir, apresentar e responder a todos os questionamentos da mesa”, comentou. “No final tivemos a certeza da qualidade e do profissionalismo de cada um”.

“Cumprimento e agradeço a todos os professores pelo excelente trabalho realizado na formação destes alunos que, sem dúvida, irão contribuir muito no mercado de trabalho. A FAJ está de parabéns pela estrutura. Nós, da L.A. Ferretti, ficamos muito felizes ao ver que nossa fruta foi tratada com tanto respeito e criatividade nestes momentos de confecção das receitas”, disse o gerente da L.A. Ferretti, Jonas Octávio.

A empresa e a instituição de ensino superior assinaram, no início deste ano, um acordo de cooperação para levar um dos principais produtos da L.A., o abacate, para as aulas práticas do curso de Gastronomia da FAJ.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário