3 passos simples para escolher o abacate perfeito

Não sabe como escolher essa fruta e saber se ela está boa ou não? Pois ensinamos os truques!

Você sempre sente uma dificuldade na hora de escolher o abacate na feira, no hortifruti ou no mercado? Fomos atrás de dicas para facilitar esse momento e trazemos hoje um guia rápido de 3 passos que vão te ajudar nessa hora!

Basicamente há três aspectos a ter em atenção no momento de escolher o abacate:

1. A cor: você precisa saber que o abacate possui diferentes tonalidades de verde de acordo com a sua fase de amadurecimento. Resumindo: a fruta escurece à medida que amadurece. Existem diversos tipos de abacates e cada um terá uma variação de cores diferente nesse processo, mas a maior parte deles está madura quando seu tom é um verde “médio” indo para o escuro. Do mesmo jeito, se a cor estiver clara e a fruta dura como pedra significa que ainda está cedo e quando começar a adquirir tons amarronzados, se liga porque está começando a passar do ponto.

1. O toque: você pode dizer o quão maduro o abacate está checando sua resistência. Segure-o no meio da mão e aperte gentilmente usando toda a palma (evite usar só os dedos para não furar a fruta). Se o abacate estiver maduro, estará levemente macio. Se já tiver passado do ponto, estará muito macio (mas, lembre-se, a grossura da pele do abacate pode variar de acordo com o seu tipo). Caso a pele comece a se soltar da carne da fruta, pode ter certeza, ela já passou do ponto.

2. O cheiro: um abacate maduro tem um cheiro forte, mas não pode ser excessivo, ao ponto de se sentir por todo o lado. Se o cheiro for demasiado forte, é sinal de que o fruto não está bom.

Antes de seguir essas regras é importante que você determine o seu propósito. Se você precisa para uso imediato, ou para fazer guacamole, escolha um abacate maduro, pronto para comer. Entretanto, se estiver comprando para consumo futuro, escolha um mais firme, e deixe amadurecer em casa.

Para provocar a maturação dos abacates em casa, guarde-os em temperatura ambiente, e eles estarão maduros em aproximadamente 5 dias. Para acelerar o processo, coloque os abacates em um saco de papel marrom junto com uma maçã ou banana. Para impedir a maturação, coloque os abacates na geladeira.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário