5 grandes benefícios de comer abacate na gravidez
O abacate é um alimento que não só contribui com sua alimentação quando você está grávida mas que além disso traz consigo grandes benefícios para o crescimento de seu bebê. Comer abacate na gravidez pode ser mais vantajoso do que você acredita. A fruta contém uma grande quantidade de nutrientes fundamentais para ter um corpo mais saudável.
1) Impacta no desenvolvimento do bebê
Comer abacate na gravidez é sinônimo de um bom desenvolvimento da gestação, já que contribui para a correta formação do tubo neural do feto. Isso acontece graças aos altos índices de ácido fólico que estão contidos na fruta em questão. Outro aspecto a se destacar tem a ver com o tipo de gorduras que contém o abacate. Como é um alimento com alta variedade de nutrientes e gorduras saudáveis (colesterol bom) consideradas absolutamente indicadas para o organismo. O abacate ajudará a desenvolver órgãos que precisam dessas gorduras, como o cérebro e o coração.
2) Deixa o bebê mais inteligente
A ingestão de gorduras do tipo ômega pela mãe durante a gestação aumenta a função cognitiva dos bebês, podendo gerar um bebê mais inteligente. Há estudos recentes que comprovam o aumento do QI dos bebês associado à ingestão materna desses ômegas.
3) Ajuda a controlar os sintomas negativos da gravidez
Se você sente muitas náuseas, temos uma boa notícia: consumir abacate ajudará a diminuir a desagradável e repetitiva sensação de mal-estar geral que acontece no processo de gestação. O mesmo se adapta para as cãibras das grávidas. Suas pernas sofrerão menos e você também poderá se prevenir perante as cólicas. Essas duas mudanças para melhor ocorrem por causa da grande quantidade de potássio que este alimento aportará ao seu organismo.
4) Garante a saciedade
Esse fator faz com que seja indicado para driblar a fome exagerada, pois, ao aumentar a sensação de saciedade, faz com que se coma menos. A progesterona aumenta a sensação de fome, fazendo com que muitas vezes a grávida coma mais do que deve. Porém, o aumento de peso excessivo durante a gestação pode acarretar em problemas para o bebê, com risco de diabetes gestacional. Então esse equilíbrio ao comer é importante.
5) Reduz o colesterol ruim
Rico em gorduras ‘do bem’, como ômega 3, 6 e 9, e ácido oleico, o abacate reduz o LDL. O LDL-colesterol é a gordura ruim que se deposita nas artérias e pode formar placas. Assim, tê-lo em concentrações baixas é bom para proteger o coração e os vasos.