Diabético pode comer abacate?

Uma dúvida bastante comum no universo da saúde é se diabético pode comer abacate sem prejuízos ao controle da sua doença. Conheça mais sobre o abacate e o impacto dessa fruta em sua saúde.

Benefícios do abacate

A fruta oferece muitos benefícios à saúde. O abacate é rico em vitamina E, um antioxidante que previne o dano celular, regenera tecidos e melhora a circulação sanguínea, combatendo o envelhecimento precoce.

Seu alto valor energético proveniente de gorduras compostas por ácidos graxos monoinsaturados é responsável pelo aumento do colesterol HDL, conhecido como colesterol bom, e redução do colesterol LDL (ruim) enquanto, ao mesmo tempo, auxilia o metabolismo da glicose, reduzindo assim a resistência à insulina, um dos principais problemas envolvidas no surgimento e progressão da diabetes.

Estudo mostra que uma dieta em abacate para quem tem colesterol alto:

Reduz em 17% o colesterol total;
Reduz em 22% o LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos;
Aumenta em 11% os níveis de colesterol bom (HDL).

Ainda oferece quantidades significativas de sais minerais (magnésio, cálcio, ferro e fósforo), fibras alimentares e glutationa, nutriente antioxidante que ajuda a eliminar radicais livres e preserva as ações da vitamina E.

O magnésio presente entre os seus nutrientes é importante na produção de energia ajudando no metabolismo da glicose. Já o cálcio, outro importante mineral, combate a osteoporose, fortalecendo ossos e dentes. O ferro, por sua vez, combate a anemia, enquanto o fósforo ajuda na mineralização dos ossos e neurônios, melhorando o raciocínio.

O abacate pode ser ingerido por pessoas de qualquer idade. Mesmo quem deseja perder peso, pode consumir moderadamente a fruta. E, além de tantos benefícios já descritos, é um relaxante, auxiliando no combate ao estresse.

Abacate é bom para diabetes?

Para quem é portador de diabetes, a inserção de abacate durante as refeições traz inúmeros benefícios à saúde. O abacate, apesar de ser rico em calorias, esta energia é proveniente dos ácidos graxos (gorduras) monoinsaturados e não de açúcar. Isso evita que a glicemia dos diabéticos suba após consumo do abacate.

Além disso o abacate é muito rico em fibras, que proporcionam uma digestão mais lenta e, assim, permitem que o corpo se adapte à entrada gradual de nutrientes no sangue. Alimentação rica em fibras também distende mais o estômago e induz à saciedade, bem como faz nosso intestino funcionar muito melhor.

Portanto diabético pode comer abacate, sim! Porém, como qualquer recomendação, é importante moderação, especialmente se consumido com alimentos ricos em amido.

– –
Fonte: mudandodiabetes.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário