Agromarketing do abacate na L.A. Ferretti
As atividades da produtora e atacadista L.A. Ferretti começaram há aproximadamente 30 anos, com o cultivo de abacate e limão e comercialização no Mercado Municipal de São Paulo.
Muito popular na Ceagesp, a empresa concentra a maior parte da produção no interior de São Paulo, nas regiões de Mogi Mirim e Santo Antônio de Posse – onde está localizada, também, a matriz beneficiadora da empresa. Além disso, possui duas filiais. Na Ceagesp, desde 2003, e no Município de Cândido Rodrigues, adquirida em 2013, voltada para compra e pós-colheita.
No ano passado, a unidade passou por reestruturação em diversas áreas e ações de marketing para promover o abacate foram colocadas em prática. Grande produtora, A L.A. Ferretti oferece diferentes variedades da fruta: Fortuna, Quintal, Geada, Campinas, Breda e Margarida, além do “abacate baby” – o avocado hass, originário do México.
Fornecedora de abacate para grandes hipermercados – como Pão de Açúcar, Extra e Zaffari – a atacadista escolheu atingir diretamente o mercado varejista e instalou pontos de degustação em mais de 40 locais. Consumidores da capital paulista e de Campinas puderam apreciar um delicioso creme feito com abacates selecionados. “Notamos que as pessoas ficaram surpresas, pois não é muito comum ocorrer degustação com alimentos preparados com frutas in natura e sim de produtos industrializados”, relata Jonas Octávio, gerente da L.A. Ferretti.
Já para incentivar o consumo de abacate entre as crianças, a produtora lançou uma revista de atividades chamada “A Turma do Abacate”. Com palavras cruzadas, caça-palavras, desenhos para colorir e diversas outras tarefas, a publicação diverte a garotada, ajuda a desenvolver diversas habilidades e aproxima o público infantil de alimentos saudáveis.
Outra publicação criada pela L.A. Ferretti é o livro “Receitas: Saúde Para Você”. Nele, o consumidor pode encontrar informações nutricionais, benefícios à saúde e variadas receitas que incluem abacate e limão como ingredientes principais.