Abacate com tudo: antes execrado, ele aparece como o ingrediente da vez

Para os brasileiros, quase sempre ele é sobremesa. Para os mexicanos e americanos, é preparado salgado. Não importa o jeito, o abacate sempre rende pratos deliciosos.

Por conta de sua consistência macia, a fruta de origem latino-americana é usada de diversas formas: rende creme e vitamina, pode ser parte integrante de saladas e de ceviches… Ou ainda como guacamole, a pasta mexicana temperada com coentro, suco de limão, pimenta e sal.

Antes execrado das refeições por ser um alimento com muita gordura, agora ele está retomando lugar de destaque na mesa. Vale a pena se arriscar para além da sobremesa e experimentar todas as possibilidades do ingrediente.

Como comprar
Na hora de escolher, prefira os abacates mais pesados e com a casca mais lisa. Eles devem estar firmes ao toque, cedendo apenas um pouco quando apertados. Há diferenças nos tipos de abacate: só no Brasil, são encontradas cerca de 50 variedades. Para preparo de cremes, por exemplo, vale procurar pelas varietais Fuks ou Geada. Já o abacate Hass (também conhecido como avocado), menor e de casca mais escura, é ideal para o preparo de guacamole.

Conservação
Se a fruta ainda não estiver madura, pode ficar fora da geladeira. Se for consumir só metade da fruta, deixe o caroço encaixado na porção que sobrar e guarde direto na geladeira, para que não se deteriore. E não adianta preparar abacate com antecedência: sua polpa escurece rapidamente em contato com o ar. Uma boa dica é pingar suco de limão para evitar a oxidação.

No doce
O hábito brasileiro é de consumir o abacate ao natural, no máximo com um pouco de açúcar ou mel. A fruta também rende consistência para vitaminas (a fruta faz bom par com bananas, cacau ou aveia, ou ainda pura com leite) e fica muito boa na forma de creme, batido apenas com açúcar e suco de limão.

No salgado
Além do guacamole, abacates também rendem outras preparações salgadas – ele fica particularmente saboroso com frutos do mar e ovos. É possível para preparar um patê rápido com a fruta amassada com alho, azeite e sal, por exemplo. Outra preparação clássica é de origem francesa: fatias de abacate maduro servidas com salada de folhas e camarões cozidos. Os norte-americanos, por sua vez, tem um sanduíche onde a fruta é servida junto com bacon, tomate e alface.

– –
Fonte: UOL (Comidas e Bebidas)

Você também pode gostar

Deixe um Comentário