Abacate: 1 por dia para reduzir o colesterol
O abacate tem efeitos positivos no combate ao colesterol de densidade baixa (LDL), o chamado colesterol negativo ou “mau”. A conclusão é de um estudo publicado no jornal Journal of the American Heart Association.
O estudo envolveu um grupo de 45 pessoas com excesso de peso, com idades entre os 21 e os 70 anos, que seguiram uma dieta controlada ao longo de sete semanas. Juntamente com o abacate, recomenda-se um consumo de gordura moderado. A investigação foi levada a cabo por cientistas da Pennsylvania State University.
Os participantes neste estudo começaram por seguir uma dieta dividida, na qual metade do alimento era constituída por hidratos de carbono, um terço por gordura e o restante por proteínas. Esta primeira fase durou duas semanas. Nas cinco semanas seguintes, o colectivo foi dividido em três grupos, em que um consumiu pouca gordura e sem abacate, outro consumiu gordura de forma moderada e também sem abacate, e outro ainda também gordura moderadamente, mas com um abacate por dia.
Após o final do estudo, verificou-se que os elementos do terceiro grupo reduziram o colesterol LDL em 13,5 mg/dl, relativamente à dieta das primeiras duas semanas. Já os restantes dois grupos reduziram entre os 7 e os 8 mg/dl, sem que se notasse uma diferença significativa entre ambos.
Os investigadores apontam a gordura insaturada, as fibras e fitoesteróis do abacate como os grandes motivos por trás destes bons resultados. De acordo com o portal online americano NPR, o estudo foi apoiado pelo National Center for Research Resources, pertencente ao National Institutes of Health, um organismo do departamento de Saúde do Governo dos Estados Unidos.