Você sabe de onde vêm os alimentos que a sua família consome?

Publicado em 12/09/2017

Conforme o tempo vai passando, é cada vez mais comum ouvirmos falar dos problemas causados, por exemplo, pela falta de controle dos agrotóxicos no campo… Ou até mesmo pela pequena atenção dada à sustentabilidade ambiental por alguns produtores.

Problemas como esses podem ser facilmente resolvidos se, a partir de hoje, nós, consumidores, passarmos a exigir que os produtores de carnes, frutas e vegetais compartilhem conosco toda a história dos seus alimentos. Confira as 4 grandes vantagens que esse movimento traria:

1 – Alimentos mais confiáveis

Seja como mãe, pai, ou filho, você certamente se preocupa não só com a sua saúde, mas também com a de seus familiares, certo?

Dessa forma, a rastreabilidade total dos alimentos garante que você não esteja consumindo vegetais que foram cultivados com alto teor de insumos agrícolas, por exemplo.

Em um mundo que se atenta cada vez mais em manter um estilo de vida saudável, ter acesso a informações como essa já não é um capricho, mas uma necessidade.

2 – Sustentabilidade

Você é o tipo de pessoa que se preocupa em jogar o lixo no lixo, em não desperdiçar água ou em separar os recicláveis no final de semana? Se você se lembra de cuidar do meio ambiente em todas essas situações, por que faria diferente no momento que está comendo?

Ao exigir que os produtores dos seus alimentos trabalhem com um sistema de rastreabilidade, você faz com que essas empresas respeitem mais a natureza em suas práticas diárias, já que todas as suas ações passarão agora a ser monitoradas.

3 – Melhora no relacionamento entre supermercadista e fornecedor

O pequeno supermercadista do seu bairro também ganha! Ao trabalhar com fornecedores que comercializam alimentos rastreados, esse empreendedor tem acesso ao histórico do alimento e, através dele, consegue identificar fatores-chave como a qualidade dos produtos, padronização dos lotes e segurança do alimento.

4 – Conexão com o consumidor final

Por fim, um sistema de rastreabilidade bem estruturado permite até que os consumidores, além de ter acesso ao histórico dos alimentos, também façam avaliações e comentários sobre eles. Isso, sem sombra de dúvidas, aumenta muito a conexão entre fornecedores e consumidor final — passo importante na estrada rumo a um consumo mais consciente.

***

Lembre-se: uma vez no supermercado, aposte em frutas e vegetais dos produtores com o selo Vegetais Saudáveis: todos eles trabalham com sistemas de rastreabilidade total de seus alimentos!