Abacate: 5 maneiras inusitadas para variar o consumo da fruta

O abacate pode ser consumido como farinha, óleo e folhas, garantindo o melhor aproveitamento da fruta. Veja os benefícios e como preparar cada um!

Além do tradicional consumo com mel e limão ou picado em saladas, o abacate pode ser apreciado de diferentes maneiras. Rico em ômegas 3, 6 e 9, luteína,vitaminas A e E, é possível aproveitar esses e outros benefícios da fruta em suas diferentes versões. Confira as dicas do fitoterapeuta André Resende!

Folhas do abacateiro
Indicadas para problemas nos rins, reumatismo, também ajudam no controle da pressão arterial. Ferva um punhado de folhas em 1 litro de água e tome 1 xícara (200ml) do chá 4 vezes por dia.

Caroço do abacate
É recomendado para picada de insetos e no combate ao reumatismo. “Rale um caroço para 200ml de álcool de cereais e aplique no local da picada 3 vezes por dia”, ensina André Resende. Para reumatismo, deixe o caroço ralado com 200ml de álcool de cereais em infusão por 10 dias e, então, tome 1 colher (café) no chá de hortelã, 3 vezes por dia.

Azeite de abacate
Comum no preparo de receitas culinárias, além de ser rico em ômega 3, 6 e 9, o azeite de abacate contém a chamada gordura boa. “Ele pode ser aquecido, já que não satura e evita o mau colesterol (LDL), aumentando o colesterol bom (HDL)”, destaca André.

Óleo de abacate
Poderoso hidratante, o óleo de abacate, em forma de creme e máscara capilar, é ótimo para tratar os cabelos e pele ressecadas. Você também encontra o óleo em cápsula, que ajuda a combater o colesterol e outras doenças.

Farinha
Você pode aproveitar a fruta inteira para produzir deliciosas farinhas para serem usadas em tortas, bolos, biscoitos e panquecas. Para obter a farinha do abacate, corte a fruta em tiras e deixe-as ao sol por dois ou três dias. Em seguida, bata no liquidificador. Para ter a farinha do caroço, rale-o e aperte em um pano para retirar a água. Deixe secar ao sol ou no forno e, depois, bata no liquidificador. Peneire até virar uma farinha fina.

– –
Fonte: alto Astral– www.altoastral.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário