Porque Comer Abacate faz Bem?

O abacate é uma fruta muito diversificada e fácil de encontrar no Brasil, com vários tamanhos e tipos de polpa, essa fruta é uma das queridinhas no cardápio mexicano, mas tem sido adotado pelos brasileiros.
Se você não tem o costume de comer abacate, você irá considerar acrescentar essa fruta na salada depois que souber dos benefícios para sua saúde e corpo. Pesquisas recentes mostram que a taxa de absorção de antioxidantes essenciais é aumentada quando adicionamos o abcate (ou óleo de abacate) nas refeições. Ou seja, troque o azeite por duas colheres de abacate temperado e amassado, e seu organismo vai aproveitar muito melhor os nutrientes da sua saladinha.

Ah, e lembre-se, sabe aquela parte verde escura da polpa do abacate? Ela é super rica em antioxidantes! Portanto, nada de jogar essa parte fora.

Outro exemplo das maravilhas do abacate: adicinar uma xícara de abacate fresco (cerca de 150 gramas) a uma salada de alface, espinafre e cenoura consegue aumentar a absorção de carotenóides entre 200% e 400%. Esse aumento na absorção de carotenóides é possível graças as gordurinhas boas do abacate. Como os carotenóides são solúveis em gordura, a adição dessa fruta nas saladas te ajuda a aproveitar melhor o potencial de alimentos com beta caroteno.

Outro ponto super positivo do abacate é que pela grande variedade de carotenóides contidos na sua polpa, ele se torna uma fruta com um grande potencial anti-inflamatório.

A lista de carotenóides encontrados no abacate incluem carotenóides conhecidos como beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína, mas também muitos carotenóides conhecidos, incluindo menores Neochrome, neoxantina, chrysanthemaxanthin, beta-criptoxantina, zeaxantina e violaxantina.
Mas saiba que não foi sempre assim. O abacate já conquistou uma fama muito ruim por causa da quantidade de gorduras presentes na sua polpa. Mas o que ainda não havia sido comprovado eram os benefícios que a gordura do abacate pode trazer.

Em primeiro lugar, a gordurinha do abacate contém fitoesteróis, substâncias essenciais para o nosso sistema inflamatório, podendo ajudar até no tratamento de artrite.

Outra substância bastante comum na gordura do abacate são os álcoois graxos poli-hidroxilados de abacate ( PFA ), que também contribui para a melhora do nosso sistema anti-inflamatorio.

Por último, mas não menos importante, a gordura do abacate também contém uma grande quantidade de ácidos graxos. A vantagem desse ácido é que suas moléculas ajudam nosso corpo a absorver nutrientes solúveis em gorduras, como carotenóides. Além disso, o ácido linoleico é monoinsaturado, que auxilia a baixar os riscos de doenças cardíacas e se mostrou excelente no combate ao colesterol ruim.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário